sexta-feira, 13 de maio de 2011

Revolução Americana (1776)

Ideia :

A guerra da revolução americana, teve início, com a assinatura do Tratado de Paris, que em 1763 deu finalidade à guerra dos sete anos. Dado este facto, as treze colónias começaram a ter vários conflitos com a metrópole inglesa.
Mais tarde, em 1812 e 1815, ocorreu uma nova guerra entre os Estados Unidos e a Inglaterra. Esta guerra consolidou a independência norte-americana.



Resumo:


Na passagem do século XVIII para o século XIX, com o declínio do Antigo Regime, o liberalismo político e económico forneceu a base ideológica para a superação definitiva dos problemas que impediam o progresso capitalista. A era das revoluções, iniciada com a revolta dos colonos ingleses da América do Norte contra a respectiva metrópole foi o resultado de um processo de progressivo amadurecimento, ao, longo do século XVIII, das condições que iriam determinar, no último quartel desse século, a luta em prol de sua independência.


O desenvolvimento de alguns centros de comércio marítimo, inclusive de construcção naval, aliados às relações intensas estabelecidas com as Antilhas e a África, favoreceram uma burguesia mercantil e até mesmo um núcleo de burguesia industrial, a princípio tolerados pela metrópole, possibilitando-lhe rápidos progressos.

Final:
No quadro geral do mundo ocidental, pode-se dizer que a Revolução Americana representou a tomada do poder pela burguesia colonial eminentemente agrária em suas origens.

- George Washington








Sem comentários:

Enviar um comentário